Ser pai 09 de agosto de 2020: Dia dos Pais Olivaldo Júnior, Oficial Administrativo Júnior na FEG No próximo domingo, dia 09 de agosto de 2020, será novamente o dia de quem, ao lado da mãe, ajuda a compor a dupla de seres humanos mais importante da vida de qualquer pessoa, tenha essa
Ser pai
09 de agosto de 2020: Dia dos Pais
Olivaldo Júnior, Oficial Administrativo Júnior na FEG
No próximo domingo, dia 09 de agosto de 2020, será novamente o dia de quem, ao lado da mãe, ajuda a compor a dupla de seres humanos mais importante da vida de qualquer pessoa, tenha essa pessoa os conhecido ou não. No próximo domingo, será o Dia dos Pais. Sim, será o dia de quem nos alimenta com a esperança de, um dia, fazermos jus a tanto devotamento e, muitas vezes, sacrifício, para nos pôr em pé, de cabeça erguida no mundo. Mas o que é ser pai?
Ser pai, talvez, seja estar presente. Mas é só isso?! Ah, se soubéssemos o quanto estar presente já nos daria um razoável trabalho, jamais perguntaríamos isso! Pois, para que se possa estar presente, é preciso haver comprometimento e parceria com a vida de quem se está querendo acompanhar. E acompanhar em tempo real, no tempo presente, a vida de um filho, ou de uma filha, é tarefa muitas vezes difícil para muitos e muitos pais, que se perdem um pouco por isso.
“Pai, pode ser que daqui algum tempo / Haja tempo pra gente ser mais / Muito mais que dois grandes amigos / Pai e filho talvez”, disse Fabio Júnior em sua mais bela canção, “Pai”, em que a letra esmiúça e tenta desvendar um pouco desse sentimento que os filhos sentem por seus pais e que, não fossem canções como essa, quem sabe, nem saberiam expressar esse amor. Amor que, muitas vezes, só requer a presença de um e de outro em volta da mesa em algum domingo.
Estar presente é mais do que ganhar dinheiro e ajudar a sustentar a casa. Casa em que um homem aprende a ser pai, alguém que, embora não tenha carregado o filho, ou a filha, em seu ventre, acaba carregando a criança para sempre em seu peito. O mesmo em que bate a certeza de que aquele menino, de que aquela menina que ele ajuda a criar, um dia, será um ser vitorioso também e aprenderá com os filhos o que é ser responsável por eles. Ser pai é saber dar limites.
“Pai, você foi meu herói, meu bandido / Hoje é mais, muito mais que um amigo / Nem você, nem ninguém ‘tá sozinho / Você faz parte desse caminho / Que hoje eu sigo em paz / Pai / Paz”, finaliza Fabio Júnior sua canção. Heróis são o que muitos pais têm sido em meio a essa pandemia, ajudando os filhos a continuarem acreditando e estudando em casa, certos de que a crise em que mergulhamos irá passar em breve. Porque ser pai também é ser forte e dar alento.
Feliz Dia dos Pais 2020!
Direção, Professores e Funcionários da FEG